fevereiro 23, 2016

Rotinas dos bebés.

Quem cuida de um bebé sabe bem a importância desta palavra.
As rotinas têm um papel fundamental na vida de um bebé. Sendo importantes a todos os níveis. 




"Estabelecer rotinas consistentes e adequadas permite ao bebé criar um sentimento de confiança e segurança no mundo, e uma organização cognitiva das vivências do dia-a-dia que optimiza a sua aprendizagem – ao acordar, fazer as refeições, brincar, fazer as sestas e no fim do dia tomar banho e ir para a cama todos os dias às mesmas horas, e com a mesma cadência, o bebé vai conseguir prever o que vai acontecer a seguir. Esta capacidade de antecipar ajuda-o a perceber o que esperar e a confiar que os seus cuidadores vão conseguir satisfazer as suas necessidades, o que lhe transmite um sentimento profundo de segurança." (http://lifestyle.sapo.pt/familia/bebe/artigos/a-importancia-de-boas-rotinas-nos-bebes-e-criancas)

Em psicologia aprendemos que uma família sem rotinas é uma família com falta de estrutura. E um bebé sem rotinas irá ter dificuldade em se estruturar. A minha filha, por exemplo, tem estas rotinas na vida dela, e se falha alguma  começa logo a pedir "papar" e ó-ó". A minha filha almoça ao 12:30, dorme a sesta às 14 horas,  vai para a cama às 20 horas, por exemplo. E eu faço questão que assim seja, porque sei a necessidade no mundo dela destas rotinas. Porque sei a importância das rotinas. Que o bom senso prevaleça sempre, e não é necessária rigidez para lhes incutir rotinas.

"As rotinas ensinam comportamentos positivos e responsáveis, que promovem a saúde e a segurança das crianças. Através delas aprendem, por exemplo que se deve lavar sempre as mãos antes das refeições ou que se deve dar a mão a um adulto quando se atravessa a estrada. Assumem também um papel crucial no processo de retirar a fralda, seja durante o dia ou mesmo à noite, pois além da iniciativa funcional, permitem regular fisiologicamente o organismo.
As rotinas ajudam a desenvolver competências sociais. O bebé rapidamente começa a observar os ambientes em que se encontra e os padrões específicos de cada contexto, as pessoas com quem vai interagindo (ou com quem vê os pais a interagir). Vai captando os sinais e as rotinas sociais, como por exemplo, dizer “Olá” e “Adeus”, as circunstâncias para diferentes posturas, ou até mesmo algo tão simples como ter que esperar pela sua vez de falar." (http://lifestyle.sapo.pt/familia/bebe/artigos/a-importancia-de-boas-rotinas-nos-bebes-e-criancas)


Eu só tenho o exemplo de estar em casa, não sei se será mais fácil ou mais difícil para uma mãe que trabalha, mas tudo se faz desde que haja vontade! E é importante que os pais tenham consciência disto. Ajuda bastante a, por exemplo, passarem uma noite a dormir. Se forem para a cama quando a "janela do sono" está aberta, é mais fácil adormecer. Eu, por exemplo, nunca precisei de ficar com a Leonor a adormecê-la. 

Mesmo o dizer "obrigada" e "se faz favor" é uma rotina. Claro que se a criança nunca ouve isto das suas figuras mais chegadas, dificilmente dirá. As crianças são uma esponja, apreendem tudo o que se passa no seu ambiente. 

Vejo tantas crianças que beneficiariam muito das rotinas...e nem é assim tão difícil criá-las! 

Quando a Maria nascer terei de passar outra vez pelo caos de uma vida com rotinas por criar, é normal...um elemento novo na família traz sempre esta adaptação! 

Beijinhos

4 comentários:

  1. Verdade que desde cedo é que se ensina e mais fácil fica estabelecer rotinas na vida de uma criança que podem sempre continuar com a entrada nas escolas! Cria-se nas crianças um hábito, não sendo obrigação, seguirão como tal.
    Agora sim posso comentar.
    Beijinho e boa sorte com esta mudança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estrutura o mundo das crianças!

      Estou bem mais descansada agora que consegui resolver este problema.

      Obrigada pela paciência!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. E fácil para quem e psicóloga. Nem toda a gente tem essa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou psicóloga da minha filha...e isto são pequenas coisas que estão ao alcance de todos! É preciso é vontade!

      Beijinhos

      Eliminar