fevereiro 24, 2016

Os filhos não são nossos.


“Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isso mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo o tipo de dor, principalmente o da incerteza de agir correctamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.”
Saramago





Os filhos não são nossos. É das verdades que mais custa a aceitar. O nosso "trabalho" é dar-lhes segurança e conforto para se tornarem pessoas boas e integras e um dia irão ter as suas próprias vidas.

Depois de ter a minha filha, e de ser inundada por este amor tão grande, pus-me a pensar neste facto. Na coragem que é necessária para colocar neste mundo (que todos sabemos está uma porcaria) alguém a quem não podemos impor nada. A minha filha tem 18 meses e já me diz o que quer e o que não quer. Se lhe apetece uma "nanana" ou uma "açã". É meu trabalho guiá-la ao longo da vida, mas pouco mais que isso. 

Queria ter as minhas filhas para sempre debaixo da minha asa, como se fossem minhas, uma propriedade. Mas não é assim. Espero que nunca sejam de ninguém. Que nunca se submetam a ninguém. Os filhos não são nossos. Vêm através de nós, mas não nos pertencem. Não lhes podemos impor nada, nem pensamentos, nem experiências, nem futuro. E isto é das coisas mais difíceis para uma mãe perceber. 

Eu não sou da minha mãe, não penso como ela, e nunca fui formatada para ser igual a ela. Não o farei às minhas filhas, e a todos quanto tenha. Eu não sou de ninguém e as minhas filhas também não serão. Irão vestir-se como quiserem, irão pensar como quiserem, irão ter as experiências que quiserem e serão quem quiserem ser. Eu vou esperar que façam sempre o melhor. Como os meus pais esperaram. E como a maioria dos pais esperam. Mas o futuro é dos filhos e não nosso. A vida é dos filhos e não nossa.


Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário