fevereiro 22, 2016

Madalena e o bicho.

Madalena tinha um bicho. Era o que os pais lhe diziam. E tinha também 5 anos. Para o ano iria entrar na escola. Isto se o bicho deixasse. Ouvia tanto os pais falarem e chorarem por causa do bicho que sinceramente já tinha medo. Tinha o bicho há 2 anos. Começara com uma dor de garganta, muito persistente, que insistia em não passar. Meses e meses com aquela dor, qualquer coisa inchada no pescoço, consultas, exames, médicos e enfermeiros...análises ao sangue...e veio a confirmação: o bicho chamava-se leucemia. 

Madalena não sabia o que era leucemia, mas sabia que era um bicho muito chato...que já a tinha tirado do Jardim de Infância, onde tinha deixado todos os seus amigos, tinha feito a mãe perder o emprego e o pai emagrecer. Tinha uma irmã mais velha, Matilde, de 8 anos. Nem Matilde a tratava da mesma maneira depois do aparecimento do bicho. Ela não entendia muito bem o porquê...talvez a irmã soubesse o que aquilo de leucemia significa. A irmã preparava-se para fazer uma operação por causa de Madalena. Todos diziam que era uma sorte ter uma irmã compatível. Madalena já sabia: era uma sorte ter uma irmã. Tirando quando brigavam e a Matilde lhe mordia. Madalena, muito pequena, não podia fazer nada! Já tinha aprendido que fazer queixinhas era muito feio...pelo menos era o que os pais sempre diziam!

Ter uma irmã era o melhor do mundo. Tinham-se uma à outra, sempre. Quando os pais discutiam, o que ultimamente se tinha tornado mais frequente, Matilde ia buscar Madalena e iam para o seu quarto ver um filme. O favorito era a Cinderela. Quando Madalena tinha de ficar no Hospital para tratar o bicho, Matilde ia até lá todos os dias depois da escola. Levava-lhe gomas e bolos. Os pais nem queriam saber da quantidade de doces que ela comia. Quando comia...porque às vezes estava tão mal disposta que não era capaz de comer nada, ou então vomitava tudo.

Madalena podia não entender o que era aquele bicho que lhe tirava as forças e a deixava cansada como se tivesse acabado de dar uma volta à escolinha a correr, mas sabia muito bem que o bicho a podia comer. Às vezes sonhava que o bicho era um leão muito grande que esperava por uma oportunidade para a comer. E ela tinha medo. Às vezes chorava...quando a mãe não estava a ver. Sentia-se responsável pelo que tinha feito à sua casa, pelo caos em que a tornara. Mas logo vinha um médico ou um enfermeiro que a acalmavam e diziam que ela não tinha culpa nenhuma. 

Já tinha feito amigos no hospital, e às vezes iam lá pessoas que ela via na televisão e iam palhaços com o nariz vermelho! Ela só esperava que aquilo tudo acabasse depressa pois já só tinha 11 meses até começar a escola...e Madalena queria muito ir para a escola, aprender a ler, para depois saber que raio de bicho era aquele que deixava toda a gente assustada!

Coragem era coisa que nunca lhe faltou, para todas as vezes em que tinha de suportar a dor, em que tinha 1001 exames para fazer, em que lhe tinham tirado muito sangue, em que tinha de ficar horas numa sala a soro...afinal ela tinha 5 anos e podia-lhe faltar coragem e paciência! Mas se havia coisa que Madalena tinha aprendido na sua curta existência, era que só com determinação se alcançava os objectivos. E ela tinha um objectivo: matar o bicho.

Beijinhos

2 comentários: