março 09, 2016

Os filhos das mães.


A maioria das mães faz pelos filhos o que acha melhor para eles.

É assim em quase todas as casas. É assim quando os deixam, muito pequeninos, comer doces. É assim quando os deixam ver televisão aos 3 meses de idade. É assim quando os deixam deitar-se tarde para não os ouvir chorar. É assim quando vão dormir com eles, na esperança de assim demonstrarem melhor o amor que têm por eles. É assim quando fazem qualquer coisa descabida pelos filhos. 

Pois bem, se fossem estes os parâmetros para decidir que mãe gosta mais dos filhos, então eu estaria muito cá em baixo na lista: 
1- A minha filha nunca comeu um doce (come o açúcar que vem nas bolachas, e nas papas, e eu já me sinto a desfalecer cada vez que isso acontece...abençoada Bimby que veio diminuir esta minha ansiedade!)
2- A minha filha até aos 18 meses nunca tinha visto televisão. (Começou a ver aos 18 meses, 15 minutos por dia)
3-A minha filha às 8 da noite vai para a cama.
4- Nunca dormi com a minha filha (nem eu, nem o pai.) 

Acho (mesmo) que deve haver limites (para tudo). Dar açúcar a uma criança é o mesmo que dar uma faca para as suas mãos, ainda que os danos não sejam logo visíveis. Deixá-los ver televisão, desde tão tenra idade, para além de ser prejudicial para o desenvolvimento da visão, ainda atrasa a comunicação. Deixá-los ficar acordados até tarde prejudica a aprendizagem e as horas de sono que todos os bebés têm de ter. Dormir com eles, para além de ser perigoso (mesmo a nível da vida!), é o pior erro que se pode fazer. Nunca ouviram dizer que eles aprendem depressa?! E depois estão a tirar o lugar ao pai (normalmente é este o caso) e sentem-se com o rei na barriga!

Já ouvi muitas vezes dizer que um bocadinho de leite creme não fazia mal, que deixá-la ver tv só fazia era bem, que eu não devo gostar assim tanto da minha filha por não a deixar ficar acordada até mais tarde.

Disparates.

Comecei este post a dizer que a maioria das mães faz o que acha melhor para os seus filhos, e eu quando vejo um bebé de 1 ano a comer um Sundae não chego lá e digo que estão a fazer mal. Porque a premissa é exactamente esta...Nenhuma mãe quer o mal dos filhos e tudo o que uma mãe faz é para bem deles. 

Talvez fosse importante começar a rever a forma como educamos os nossos filhos. É claro que eu faço coisas mal feitas. Todas as mães fazem. Mas tento evitar ao máximo estes "problemas". Eu não acredito no: "Foi Deus que a mandou assim", portanto quando me dizem que a minha filha dorme bem porque "veio assim" eu vou aos arames. Eu impus regras logo de muito pequena, e considero que isso tem toda a importância.

As rotinas são tão importantes! Não me canso de dizer isto. As crianças precisam delas, precisam de dar algum sentido à vida, que de outra maneira não o tem.

As crianças de hoje, são os adultos de amanhã...e...de pequenino se torce o pepino.


Beijinhos.

18 comentários:

  1. Podia dar aconselhamento parental, uma vez que até é psicóloga.

    Acredito que muitos pais queriam conseguir isso, mas não sabem como.

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe coaching parental, mas acho que não é muito bem recebido!


      Beijinhos

      Eliminar
  2. E, mais tarde, distinguem-se, pelos comportamentos, as crianças cujos pais "de pequeninos lhes torceram os pepinos".
    Infelizmente, nos dias de hoje,e por vários motivos, são muitas as crianças que não têm estes hábitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade,logo na entrada para a escola se nota essa diferença...mas não custa nada tentar criar estes hábitos!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Inês :)
    Não posso falar por experiência própria porque não tenho filhos, mas há coisas que realmente me fazem confusão. Uma vez uma colega minha, que foi mãe aos 15/16 anos - não sei se influenciou ou não o modo como educou o filho - disse-me que ia comprar um game boy para o filho - na altura com 5/6 anos - porque assim ele não a chateava tanto!!!!
    Eu trabalhei numa escola e ouvia imensos pais a "queixarem-se" que os filhos são chatos, não se calam, estão sempre a pedir beijos e abraços!
    É das coisas que mais me custa ouvir e apetece-me perguntar "então teve filhos para quê? ser pai não é "aturar" os filhos? não é gostar de sentir o cheirinho de bebé, o contacto o abraço, os beijos babados? Participar activamente na vida deles, ser personagem principal e não um mero espectador distraído a comer pipocas.
    Acho que há pais que tomam decisões por serem as melhores para eles e não a pensar nos filhos, no que é melhor para eles. Mas lá está, esta é apenas a opinião de alguém que não tem filhos e que provavelmente não de vale nada. (E aposto que alguém vai comentar/pensar "dizes isso porque não tens filhos" .)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A maior parte das vezes é isso que acontece: metem-nos a ver televisão porque assim estão sossegados, compram-lhes um tablet porque assim não chateiam...os miúdos precisam de atenção, de afecto e de mimo. E é tão bom vê-los pedir isso!

      Pode ainda não ser mãe e já saber como vai ser quando o for. Eu já sabia que havia coisas em que não ia ceder, apesar de todos me dizerem: ah, dizes isso porque ainda não és mãe!

      Obrigada pelo comentário!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Não existe isso de mães perfeitas e cada uma faz o que considera melhor pelos filhos!

      No meu caso tem resultado assim!

      Beijinhos

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Foi isso que fiz...dei a minha opinião. Sei que estou a fazer o melhor para a educação e formação da personalidade da minha filha. Assim como a Adriana pensa que está a fazer o melhor pelos seus filhos! Ser psicóloga e ser mãe são duas coisas diferentes!

      Beijinhos

      Eliminar
    6. Arruinar o nosso casamento por ficar em casa com os filhos?! Já pensou que se calhar a sua filha tem pesadelos devido à educação que lhe deu? A Inês contou como educa a filha, e quem faz muito pior não pode vir com 3 pedras na mão! Mas isto sou eu que concordo com tudo o que foi escrito, e claro está que opiniões há muitas!

      Joana

      Eliminar
    7. Que lata que a sra Adriana tem. A Inês não criticou ninguém, ate disse que todas as mães fazem o melhor que sabem peloz filhos. tEM DE SER Criticada ela só pk o q faz é diferente do q a sra adriana faz?!

      Eliminar
  4. Olhe Anónima Joana não se enerve...porque a minha filha é muito muito bem educada graças a Deus, e tem pesadelos como se calhar os seus filhos tiveram, e faz xixi na cama, e chora e usou chupeta, e acordava de noite.
    Mas isso nada tem a ver com educação, a meu ver tem a ver com personalidade... se me transmiti mal peço desculpa e sim os filhos não unem mas afastam os casais...e isto é uma estatística não é uma opinião.
    Se a si não aconteceu é porque estava tão empenhada nos filhos que esqueceu o marido ;) Fique bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena estarmos a chatear-nos! Cada qual deu a sua opinião e a sua "Fórmula" para educar os seus filhos...se fossemos todos iguais...

      No meu caso as coisas resultam assim...noutros casos não resultam...até porque nem toda a gente tem a mesma disponibilidade para os filhos, e isso é natural. Claro que eu só tenho um ponto de vista, o meu, que é o de estar em casa com ela, e isso é bom, porque lhe dá segurança. Está dependente de mim sim, mas eu sou a mãe, e não vejo mal nenhum em estar dependente da mãe. Quanto à Adriana a sua realidade é outra, logo o que resulta serão outras coisas. Eu não critiquei ninguém, e também espero não ser criticada!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Peço desculpa Inês se por algum motivo a ofendi ou me expressei mal. Realmente não vale a pena comentar. Nesta sociedade não podemos discordar.
    De qualquer das formas desejo lhe toda a sorte do mundo com a Maria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui pode sempre discordar e expressar a sua opinião.

      Com a Maria logo se verá como será!

      Está quase!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Realmente Inês também concordo consigo...mas como disse cada realidade é diferente...não soube expressar bem aquilo que queria talvez, e feri susceptibilidades. Mas a verdade e vai perceber isso com a chegada da Maria...é que cada bebé é diferente, e dois é bem diferente de um!
    Era mais ou menos isto que queria dizer, o método que aplica com a sua menina pode não resultar com a Maria entende?
    Era esse o meu ponto de vista, eu tenho o azeite e o vinagre aqui em casa e não reajo da mesma maneira com os dois porque pura e simplesmente eles são diferentes e nós pais também mudamos!!!!
    Beijinhos, e gosto do blog, foi sou um post do qual discordei e só isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é que é essa...2 é diferente de 1...e vou deixar de ter a disponibilidade para a Leonor que tenho até agora!

      Obrigada Adriana!

      Beijinhos

      Eliminar