março 08, 2016

8 de Março

Hoje é dia da Mulher. 

Hoje faz 12 anos que a minha mãe passou pela maior aflição que uma mãe pode passar. É preciso ser mãe para conseguir dar valor a tudo o que a minha mãe passou. Pior dor que aquela só a da morte de um filho. 

Hoje faz 12 anos que eu tive um Avc. 

Mas não pensem que vivo agarrada a essa memória, ou que a minha vida é triste e ando sempre deprimida. Este dia era o único que me deixava triste, em que toda a recordação daquele dia vinha. Agora já nem isso. A Leonor já não deixa, e eu sinto-me sortuda por me ter sido dada a oportunidade de ser mãe.


Vejo tanta gente sem dar valor à vida, que faz tanto disparate, que não tem noção de que estas coisas acontecem, que me sinto felizarda por já me ter apercebido do que é a vida. Melhorei muito enquanto pessoa e não sei se não tivesse tido um Avc tão cedo me tinha apercebido que havia tanto para melhorar!



Levei 11 anos a achar que o maior sofrimento tinha sido o meu. Mas não. Uma mãe sofre mais em situações como esta...sem saber se um filho vai sair com vida da cama de um hospital. Todos os anos a minha mãe faz questão de juntar a família para celebrar este dia. Eu nunca percebi muito bem o que havia a celebrar, mas agora entendo.



Ser mãe ensina muita coisa. Quantas vezes não chorei eu no colo da minha mãe a achar que era injusto o que me tinha acontecido, sem saber que a dor dela era muito maior que a minha? Quantas vezes não julguei eu que aquele dia tinha sido o pior da minha vida, sem saber o que uma mãe dava para conseguir trocar de posição com um filho naquela situação? Ser mãe ensina acima de tudo o que é viver sempre com o coração fora do peito.

Toda a família sofre. Mas a minha mãe sofreu com um sorriso nos lábios. 

Como eu espero nunca passar por uma situação dessas com as minhas filhas.

Beijinhos para a minha mãe.

Beijinhos




Sem comentários:

Enviar um comentário