março 17, 2016

Deixem as crianças brincar!

(Este texto reflecte apenas a minha opinião.)

Porque será que os pais (maioritariamente as mães) têm tanto prazer em ver os seus filhos escrever antes da idade concebida para a aprendizagem da escrita?! Imagino sempre crianças que, em vez de estarem a brincar, estão horas a aprender a escrever.

Aqui há dias passeava-me pelo Instagram e reparei numa mãe toda orgulhosa da sua filha de 4 anos que já sabia escrever o seu nome.  Li os comentários e havia lá uma que até perguntava se a filha não seria sobredotada!

Sei que existem jardins de infância que fazem questão em ensinar as crianças a escrever. Há pouco tempo até me disseram que deveria colocar a minha filha no colégio X e assim ela entraria na escola logo a "dar avanço aos outros meninos". Será que as pessoas não pensam um bocadinho antes de falar?! Fomentar assim a competição e o "ser melhor que os colegas"...Psicologias à parte, e a maioria dos psicólogos recomenda o excesso de brincadeira até à entrada na escola primária, isto é errado sobre tantos níveis!

Deixem as crianças brincar!!!!!!!!!!
Só a partir dos 6 anos é que as crianças passam a ter competências neurológicas para aprender as regras que a leitura e a escrita têm, já pensaram nisso? O pediatra, psicólogo, amigo não vos alerta para o tipo de problemas que podem advir de tentar ensinar uma criança a ler e a escrever antes dessa idade? E depois...para que é que querem os vossos filhos a saber escrever? É para mostrar às amigas?!

Colocam sobre as crianças uma pressão enorme, para fazer uma coisa que nem deviam saber fazer em tão tenra idade...

Antes dos 6 anos as crianças devem brincar. Esquecer leituras e escritas e numerações...Brincar!

Beijinhos.

2 comentários:

  1. No meu tempo, as crianças não entravam nas escolas antes de completarem seis anos.
    Eu nasci em fevereiro, entrei com sete anos, havia mais maturidade para as aprendizagens se solidificarem.
    Não quero dizer que as crianças que vão com cinco, quase a completarem seis, não estejam capazes de aprender, mas são muito pequenas, precisam de brincadeira e outras aprendizagens que as preparem para a entrada na escola.
    E anos mais tarde, vêem-se imaturas a entrarem para a universidade.
    Além de que a carga horária é demasiado pesada.
    Há tempo para tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Eu fui uma das que entrou com 5 anos, mas quase a fazer 6...vários problemas surgem se tentarmos impor tarefas às crianças quando elas ainda não estão preparadas. Pena a maioria dos pais não pensar nisto assim. Há, realmente, tempo para tudo!

      Beijinhos

      Eliminar