abril 06, 2016

Profetas da Desgraça

Chamaram-me maluca por querer mais filhos. Ao fim de uma semana com duas, como posso querer mais?! Se há tantas que nem têm paciência para um?! E depois, como vou fazer com 3?! Onde vou arranjar tempo para mim?! E a Leonor ainda nem está numa creche! Eu vou dar em maluca, só pode!

Esta necessidade de opinar sobre a vida dos outros tira-me do sério!

Cada um sabe de si! Eu não digo às pessoas que querem só um filho que estão a errar. Nem que estão a ser egoístas, nem outra coisa qualquer. 

Ah Inês, mas é caro! E tu não és a Carolina Patrocínio! 
Pois não, mas isso quer dizer que só posso ter uma filha?! Ou que a vida das outras pessoas tenha de ser a minha? 

O que cada um faz com o dinheiro, não me diz respeito. Então também não devia estar constantemente a ouvir comentários destes! Mas o que importa é que ouço. Ou porque é caro, ou porque dá trabalho, ou porque depois não posso sair, ou porque ter só um filho é dar-lhe tudo o que não se teve...

Este último argumento é o mais estapafúrdio. Porque ter filhos (mais que um) é dar-lhes uma vida de afectos que não pode valer dinheiro nenhum. Porque o "dar o que não se teve" é uma forma de egoísmo, porque cada pessoa precisa de uma coisa diferente e quem sabe os filhos únicos precisam mais de um irmão do que de uma bicicleta nova ou de uma PlayStation 18. E quem sabe se eu, no meio da minha vida sem vícios e sem luxos, não conseguirei chegar a todas as necessidades dos meus filhos?! E quem sabe se um dia eles me vão agradecer, como eu agradeço aos meus pais o facto de não ser filha única?!

Ah, e quando forem todos para a faculdade?! Não se preocupem com isso, até porque a mim ainda não me preocupa. Afinal, de momento, tenho outras preocupações, como chegar para as 2. Esse é o grande desafio. Por enquanto.

Os filhos são o melhor do mundo. 

Não há quem me tire isso da cabeça.

Nem o pior profeta da desgraça!

Beijinhos 

5 comentários:

  1. A opinião que te dou, e é só uma opinião, eu que tenho uma de 7 e um de 2...é deixa-as crescer um pouco mais antes de ires ao terceiro, porque no meu caso, não valorizo a questão financeira, mas sim o que a sociedade pede aos pais de hoje em dia, é muito ...aquele episodio que descreveste como stressante com as duas a chorar...vai repetir-se, eu sei que acreditas que os sonos são um hábito criado pelos pais, eu continuo a discordar contigo...tenho dois e os seus sonos são completamente distintos...porque são duas personalidades diferentes...e não dois computadores da mesma marca que programamos com o mesmo sistema operativo! Assim como as alimentações e outras coisas...além disso a nossa forma de estar com o segundo é diferente do primeiro...nada tem a ver com mais ou menos amor, tem a ver com paciência e disponibilidade. E sim 2 filhos comprometem nos muito...não estamos a falar da Sónia do " Cocó na Fralda" que tem uma santa duma Emília a limpar-lhe a casa todos os dias...e por isso tem 4 filhos, e para além disso tem a distração chamada TRABALHO!!! estamos a falar de uma mãe comum que faz tudo e quando eu digo tudo, sozinha, e passa por situações diárias de stress, que muitas vezes não sabe lidar muito bem,que durante muitos dias fala bebezês e criancês... é desgastante, e não os filhos não são uma ciência exata!!!
    Tens de aceitar que por vezes as pessoas não te estão a criticar, apenas estão a alertar te para determinado fato que poderá vir a acontecer...e acredita são muitos!!!
    Os filhos ensinam nos muita coisa, a minha filha com 1 ano falava, o rapaz com dois, diz pai e mãe!!! Será nossa a culpa? Ou será da personalidade dele? É metade metade, não temos tanta disponibilidade para ele é um fato, mas a parte motora e fica dá 10 na irmã!!! não poderá ser um fator genético também?
    Tenho a certeza que o Dr Mário Cordeiro, que me parece ser um excelente peiatra, te fala sobre isto...
    Não te culpes se a tua filha mais velha começar a acordar, ou a mais nova não dormir tão cedo...são todas diferentes e isto todas as mães do mundo podem comprovar.

    Antes que me atirem pedras aqui, eu não estou a criticar te a ti, nem a ela. Estou a dar apenas a minha versão! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei...o segundo filho não será igual ao primeiro...porque o segundo filho será sempre o segundo, que já nasce a ter de partilhar tudo, ao contrário do primeiro. Acredite que eu estou a contar com isso tudo...ainda não aconteceu, mas tenho a certeza de que acontecerá...e eu cá vou estar para resolver essas situações! Eu não tenho empregada é certo, mas também não queria delegar numa empregada as responsabilidades que, a meu ver, são dos pais. Talvez ao terceiro filho já mude de ideias...mas por enquanto está tudo a correr bem!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. http://www.macetesdemae.com/2015/01/nem-todas-as-criancas-sao-iguais-entenda-isso.html
    Dá uma vista de olhos! :)

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo Inês! Os valores estão todos um pouco baralhados por Portugal. No passado as mulheres tinham um maior número de filhos e em condições mais precárias, quando esses filhos relatam as suas história falam geralmente dos afectos, dos cheiros, das brincadeiras e claro do que não tinham... Mas o não ter não lhes impediu de sentir tudo, de viver, de se tornarem adultos... O importante não é ter mas sim ser. Ser criança, ser amado, ser irmão, ser querido, ser gentil, ser um cidadão e não um mero egoísta tecnocrata como vemos deambulando por aí. Se houvesse mais preocupação com o ser haviam menos opiniões dessas e mais palavras de apoio, de conforto, de ajuda. A maior força do mundo para esta tua nova fase, habitualmente espreito, leio, sorriu, revejo-me mas fico caladinha, hoje não consegui. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por estas palavras tão queridas! É essa inversão de valores que cria muitos dos problemas da sociedade actual...mas acredito que com o tempo as pessoas se apercebam da importância do "ser" em detrimento do "ter". Beijinhos

      Eliminar